segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jail Tour

Minha amiga Pernille, também intercambista, me chamou pra ir com ela visitar a prisão, e antes que vocês surtem ou já pensem que eu fiz besteira, a organização dela organizou esse tour pra gente conhecer um pouco como funciona a cadeia e mostrar que lá definitivamente não é um lugar aonde você quer viver.  Não podiamos entrar com celular ou camera etc então não tenho fotos la dentro. Não vou falar que foi legal porque é realmente muito pesado o clima lá dentro e é bem triste, mas acho que foi uma coisa bem diferente e interessante. Acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de fazer, porque muda completamente sua visão sobre algumas coisas e te dá um choque de realidade.
Eles comem a mesma coisa todo dia, e faz mais de 20 anos que a comida é a mesma, fora as celas e os banheiros, chuveiros, refeitórios e até as escolas lá dentro, com mesas e cadeiras grudadas no chão, sem janelas e etc.
Eles nos levaram pra conhecer um prisioneiro e ouvir a história dele, e fazia tempo que eu não chorava do jeito que eu chorei. Lógico que cada história tem o seu lado, mas o que ele contou, resumidamente, foi: Ele morava com o pai em uma casa legal e etc, ai o pai começou a se drogar e um dia ele acordou no meio da noite com um barulho muito alto. Uns homens entraram na casa e atiraram no pai, diante disso ele foi morar com a mãe que tambem era drogada e casada com outro homem, que não gostava dele. Nisso o menino começou a ir em festas, beber, fugir da escola e nesse vai e vem o padrasto dele chegou em casa um dia e mandou ele ir embora que ninguém queria ele lá, então ele saiu, morou na rua por três meses e começou a fumar maconha, mas sem roubar ou machucar ninguém. Um belo dia ele estava dormindo em uma casa abandonada e uns homens entraram lá, brigaram, e mataram um mendigo,  a polícia chegou e por ele estar no mesmo lugar acabou sendo preso como cúmplice e agora está cumprindo pena de 12 a 18 anos na prisão, sendo que ele tem 16 anos.
Fora isso ele falou em como teria dado valor a escola enquanto ele ainda pudesse ir em uma de verdade, e como é ruim morar na cadeia, uma vez que por mais que ele tente ao máximo ir bem e prestar atenção nas aulas as pessoas não te tratam bem e os outros prisioneiros não colaboram. Ele quer também fazer o curso de faculdade que a prisão oferece, sair de lá, arrumar um emprego e ter uma vida mais normal possível, ter uma família e não deixar que os filhos cometam os mesmos erros.
No final ele disse que compunha músicas, e sem instrumento nenhum fez uma batida na mesa e cantou, foi absurdamente bom e dificil de acreditar que ele nunca teve aulas. A letra, a voz e o ritmo foram ótimos! E só de pensar que esse talento está sendo desperdiçado em uma cela de prisão, me deu um aperto e me acordou pra vida!
Então eu conclui que temos que tomar cuidado com o que nos envolvemos na vida, lógico que não da pra tentar ser perfeito porque só de tentar você já está cometendo um erro, mas que é importante fazer os "erros certos", uma vez que um coisa pequena e insignificante pode mudar totalmente o rumo delas. Então arrisque-se e viva a vida mas de valor as coisas que você tem, preste atenção nas suas atitudes, olhe em sua volta e pense se é isso mesmo que você quer pra sua vida daqui pra frente, pra depois não se arrepender.

Depois fomos pro lado de fora ver o treinamento dos cachorros e das armas, e nesse podia tirar foto então vou postar aqui em baixo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário